As transformações ocorridas nas últimas duas décadas, quanto a difusão de tecnologia e informação têm sido evidente principalmente com a interação destas inovações via internet. Grande quantidade de informação a baixo custo e alta velocidade tem viabilizado, a vida, o comércio, a prestação de serviços, o aprendizado, etc.
É claro que somente a informação não Transfere conhecimento, mas sua interação e comunicação são fatores primordiais na construção do mesmo. O crescente uso dessas informações por parte dos nossos estudantes, nos deixa com enorme problema a resolver, para acompanhar essa avalanche de informações a que eles tem acesso, o professor e a escola tem a necessidade de utilizar essa tecnologia a serviço de ensino e aprendizagem para não se tornar obsoleto.
Não podemos negar esse conhecimento digital, pois estaremos sendo ultrapassados por nossos alunos. Precisamos interagir com eles em busca de conhecimento tecnológico e científico.
A exclusão digital será com certeza um fator determinante para o profissional do século XXI, que passa tornar-se um profissional inovador terá que acompanhar os novos meios tecnológicos reestruturando o processo de formação, o qual assume característica de continuidade.
Há necessidade de políticas educacionais adequadas ao tipo de sociedade pretendida. Um dos grandes desafios que temos é adaptar à educação a tecnologia moderna.
Referência
Carlos Vogt: Ciência, Tecnologia e Inovação: Desafios e Contraponto
José Manuel Moran: A integração das tecnologias na educação
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